Os textos sagrados foram escritos muito antes de a terra ser contaminada pelo alto grau de poluição atual. Ainda assim, todas as religiões salientam a importancia de preservar os recursos naturais e a beleza do planeta.
A nossa existencia depende da interação saudável entre os diferentes níveis do mundo natural, desde os seres microscópicos até a imensidão dos oceanos e da atmosfera. QUando a natureza é poluida, todos acabam sofrendo. Por esse motivo, as religiões afirmam que a natureza deve ser preservada e que devemos interagir de modo consciente e responsável com o planeta.
A preservação ecológica é uma questão que afeta a sociedade como um todo mas que só pode ser solucionada no plano individual. Quando as pessoas entenderem que somos uma unidade, irão viver em harmonia com o mundo natural. Este é o fundamento para cuidarmos do nosso planeta: uma consciencia cada vez maior de que o eu interior de cada ser está ligado ao Ser universal, e que Este une todas as pessoas e todas as coisas existentes sobre a Terra.
.
.
.
CRISTIANISMO:
Pois a terra que absorve a chuva que cai sobre ela e faz brotar a erva... recebe a benção de Deus.
.
BUDISMO:
Não poluas a água. Não lances teu lixo nos rios e lagos. Assim proteges a vida dos seres que ali permanecem.
.
ISLAMISMO:
Qualquer mulçumano que tenha plantado uma árvore ou semeado em campo beneficia os homens, os pássaros e outros animais. Mas ele terá feito caridade para si mesmo.
.
ARAPAHO, povo indigena da América do Norte:
Pega apenas aquilo de que precisas e deixa a terra como a encontraste antes.
.
HINDUÍSMO:
É preciso sempre cuidar das árvores e das florestas, pois elas causam inúmeros efeitos benéficos para humanidade.
.
CONFUCIONISMO:
Se não interferirem nos campos, os grãos excederão o que poderá ser comido. Se for proibido o uso de redes em lagos, os peixes serão mais numerosos do que o que se poderá consumir. Se os machados entrarem nas florestas apenas nas ocasiões certas, a madeira será mais abundante do que a que se poderá usar.